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Ficha de treino Express – EMAGRECIMENTO – FEMININO – 30 MINUTOS – SEM EQUIPAMENTO – NÍVEL 5/6

por: Equipe Fitnova

Siga os 4 passos indicados na Home e

DESCUBRA SEU NÍVEL DE CONDICIONAMENTO :

Neste post, a sugestão de treino tem como características e público-alvo:

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TREINO

O sumário da ficha de treino indica os grupamentos musculares envolvidos no treino, bem como os equipamentos indicados, além da duração total, o tempo de execução e o intervalo de um treino único.

- O único equipamento necessário ao treino é o “Elástico de resistência”. O equipamento foi escolhido pelo baixo custo e facilidade para aquisição. Você pode encontrá-lo em qualquer loja de produtos médicos, lojas de fisioterapia e mesmo farmácias mais completas. Trata-se do elástico ( garrote) que a enfermeira utiliza quando retiramos sangue, porém com um diâmetro um pouco maior.

- A Esteira, Bicicleta, ou Elíptico, são equipamentos que podem ser utilizados para a realização das séries aeróbicas, mas podem ser substituídos pela boa e velha corrida na rua sem nenhum equipamento extra.

Este treino prioriza o treinamento de membros inferiores e aeróbicos por ser voltado para o público feminino e para o emagrecimento. Além de dar ênfase na região preferencial para as mulheres, também garante maior recrutamento muscular e maior gasto energético durante a pratica.

Entrando no treino em si:

A primeira fase do treino são os Exercícios Preparatórios gerais – E.P.G.

- Neste treino iremos realizar 5 exercícios. Sendo 5 minutos de exercício aeróbicos + 10 séries de 30 segundos indicadas para membros inferiores, superiores e região do tronco.

- Os exercícios deste treino são executados de forma conjugada, também com o objetivo de potencializar o gasto energético da atividade, exigindo séries de maiores durações e fornecendo energia de forma anaeróbica e aeróbica.

- Busque anotar os resultados de desempenho dos treinamentos para posterior comparação. Número de repetições de abdominal, flexão e agachamento, por exemplo.

- E também por ser um treino voltado para emagrecimento a VELOCIDADE de execução dos movimentos tende a ser próximo ao que é considerada rápido, objetivando um maior número de repetições por tempo. Claro, sem perder a qualidade de movimento.

- Caso tenha alguma dúvida quanto a execução dos exercícios, favor consultar o catálogo de exercícios – http://fitnova.com.br/exercicios/ – por grupo muscular, por atividade ou por equipamento.

Depois do E.P.G. e da elevação da temperatura central, “aquecimento”, iremos chegar a Parte Principal do Treino:

- Neste treino, durante esta fase, realizaremos 2 exercícios c/ 4 séries ao total para membros superiores e 2 exercícios c/ 6 séries ao total para membros inferiores.

E para concluir o treino iremos realizar a Volta a Calma com atividades aeróbicas contínuas e moderadas e finalizando com 1 minuto de caminhada.

Além disso, caso queira imprimir a ficha de forma mais simples:

Segue abaixo a representação gráfica do treino:

Segue também tabela com o relatório e sumário caso sejam realizados 1 treino, 2 treinos, 3, 4, 5 ou 6 treinos na semana, ou mesmo em período maiores.

 

 

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